quinta-feira, 28 de maio de 2015

IMERSÃO: Tecnologias de interação

Partindo ainda do princípio do conceito de imersão, que é o transporte da consciência do usuário para um meio o qual ele é capaz de interagir, é importante enfatizar que expandir os sentidos para esse conceito torna a experiência, além de mais real, agradável ao usuário.
Com base nisso, atualmente existem algumas tecnologias e projetos conceitos capazes de expandir os sentidos, sem necessariamente estarem ligados a imersão, mas que podem ser utilizados como insights para a criação de um projeto conceito.



LENTES INTELIGENTES DA GOOGLE
 A Google está realizando pesquisas sobre poder projetar lentes de contato inteligentes, essas lentes, segundo eles teriam sensores integrados e mini circuitos. O objetivo dessa lente seria poder monitorar o nível de glicose da pessoa pelas lágrimas.
Com isso fundamentado em pesquisas, o laboratório Google X deu um feedback, postado no próprio blog da Google, a respeito desse projeto:

“Estamos testando uma lente de contato inteligente, feita para medir os níveis de glicose em lágrimas usando um minúsculo chip sem fio e um sensor de glicose miniaturizados, que são encaixados entre duas camadas de material macio de lente de contato.
Estamos testando protótipos que podem gerar leituras uma vez por segundo. Nós também estamos investigando o potencial para que isso sirva como um alerta para o usuário, por isso queremos integrar pequenas luzes LED que acendem para indicar que os níveis de glicose estão acima ou abaixo de certos limiares.
Esta tecnologia ainda está em seu início, mas nós completamos vários estudos clínicos que estão ajudando a refinar nosso protótipo. Esperamos que isso possa um dia levar a uma nova forma de controlar o diabetes em pessoas com a doença.”

 Protótipo da Google.












Site Oficial: http://googleblog.blogspot.com.br/2014/01/introducing-our-smart-contact-lens.html

Site da reportagem: http://gizmodo.uol.com.br/google-lentes-contato-saude/

Esse projeto da Google foi inspirado em um estudo da Universidade de Washington em Seattle, o estudo era sobre como fazer com que uma lente de contato capaz de projetar imagens virtuais. Os desenvolvedores do projeto realizaram teste com animais, o qual foi bem sucedido. Entretanto uma das maiores dificuldade é encontrar uma fonte de energia capaz de alimentar esse novo "hardware".
Segundo o pesquisador e professor Babak Parviz, "Nosso próximo objetivo é incorporar algum texto pré-determinado da lente de contato." 
A lente inteligente foi testada em coelhos, que não registraram rejeição ao aparelho. A tecnologia, no entanto, ainda está em seus estágios iniciais com uma tele com resolução de um pixel.


Site Reportagem: http://www.bbc.com/news/health-15817316

Site sobre a criação de lentes de contato com visão noturna: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/03/pesquisadores-criam-lentes-de-contato-com-visao-noturna.shtml



LEAP MOTION

O Leap Motion é um sensor de movimentos alternativo ao kinect, porém ele é capaz de captar apenas os movimentos das mãos, incluindo os de todos os dedos. Para utilizá-lo, basta conectá-lo ao computador com uma área específica para ele ser capaz de reconhecer as mãos do usuário e aplicá-lo em jogos, por exemplos.














Site Oficial: https://www.leapmotion.com/product




STRUCTURE

Structure é um projeto posto no kickstarter sobre a criação de um sensor, capaz de ser acoplado em um tablet, que escaneia objetos em 3d do mundo real e transporta para o tablet como realidade aumentada. Ele também disponibiliza jogos capazes de criarem modelos 3d capazes de simular colisões com estruturas reais.









Site oficial: http://structure.io/



THERMAL TOUCH

O thermal touch é uma tecnologia desenvolvida com o propósito de criar uma interação com a realidade aumentada, o local do toque é reconhecido por um sensor de calor que conecta a realidade aumentada promovendo uma interação com essa.



Site Reportagem: http://techcrunch.com/2014/05/22/metaios-thermal-touch-and-the-future-of-augmented-reality-user-interfaces/


GOOGLE GLASS

O Google Glass seria o primeiro passo de uma tecnologia que relaciona o espaço físico com o espaço virtual. Ele possibilita o usuário interagir em um ambiente híbrido, sem necessariamente perder-se por um deles. Essa tecnologia é eficiente, pois amplia o modo como os usuários recebem as informações, ou seja, se a pessoa realiza uma simples atividade como andar na rua, o próprio glass quando conectado ao google maps, ele é capaz de redirecionar a melhor rota a se seguir. Com uma interação por voz, ele é capaz dar um feedback simultaneamente como se fosse por qualquer outro método de interação.











 Utilização do Google Glass.















 Interface do Google Glass.




Site Oficial: http://www.google.com/glass/start/




INSPIRAÇÕES:

- Piloto dirige utilizando o oculus Rift 
 Esse vídeo foi uma inspiração porque mostra como uma atividade normal, como dirigir, pode ser ampliada a uma gamificação e além disso, é um exemplo de criar um universo imersivo.

Site reportagem: http://www.tecmundo.com.br/realidade-virtual/80520-piloto-testa-carro-verdade-enxergando-pista-oculus-rift-video.htm




- Geocaching
O Geocaching é um jogo capaz de conectar o mundo real com o virtual, através de um aplicativo, que usa como base a localização via GPS.



Site oficial: https://www.geocaching.com/play

Nenhum comentário:

Postar um comentário