domingo, 12 de abril de 2015

Alternativas de Projetos para G1

Atualmente com a expansão da tecnologia, chegamos a um estágio de explorar como essas tecnologias afetam os nossos sentidos. Existe uma competição elaborada pela empresa Intel de processadores eletrônicos chamada "Make it Wearable" seria uma competição que oferece a oportunidade dos desenvolvedores colocarem seus projetos para "vender", ou seja, uma forma de serem colocados no mercado. A Intel possui um regulamento para essa competição que é: colocar a sua ideia através de um vídeo que conte o motivo pelo qual você teve a sua ideia, sua história de vida e protótipos dela funcionando em uso. 
A Intel é a mesma que está fabricando a placa de arduino Edson e para incentivar o uso dessa placa, a Intel está promovendo essa competição. Os participantes que desenvolverem melhores ideias para a utilização do Edison vão concorrer a um prêmio de 1,3 milhão de dólares em prêmios. Ainda não possui uma data oficial de lançamento para o Edison mas ele deve chegar ao mercado ainda em 2014.E parece que o preço da placa não deve passar de 60 dólares.

 A princípio resolvi focar minha pesquisa na realidade virtual dos games, inicialmente por ver vários filmes de ficção científica pensei que poderia existir uma questão a ser explorada, que seria a manipulação dos sonhos para gerar uma realidade virtual. Essa era uma ideia que ja havia passado pela minha cabeça após ver os filmes "Brainscan"e "Existenz", apesar de serem filmes fictícios, eu ainda achava que poderia sim existir uma tecnologia capaz de criar uma realidade a ser vivida no sonho, como se o sonho fosse um jogo. 
Conforme eu fui pesquisando, eu encontrei um vídeo da série "make it wearable" que trazia a ideia de manipulação dos sonhos. O vídeo mostra o projeto Aurora, seria um dispositivo como uma coroa, que você coloca na cabeça e você tem um aplicativo que é possível configurar os seus "sinais de sonho". 

Ela funciona basicamente com o princípio dos sonhos lúcidos, ou seja, quando a pessoa está dormindo ela tem total consciência do seu estado enquanto está sonhando, posteriormente ela tem total recordação e controle sobre o sonho. O dispositivo Aurora joga luzes especiais e sons, com um despertador inteligente, durante o sono REM para ajudar a pessoa a tornar-se consciente de que está sonhando e com o que, o que permite assumir o controle dos sonhos. Ele pega os sons e luzes e transformam em eletrodos através de um sensor de ondas cerebrais.


Site da Intel "Make it Wearable" : https://makeit.intel.com/


1 - O projeto Aurora no Kickstarter com sua informações detalhadas:
https://www.kickstarter.com/projects/iwinks/the-aurora-dream-enhancing-headband/description



Projeto Aurora.





Contextualizando um pouco mais sobre essa ideia de manipular os sonhos, neurocientistas já estão trabalhando nisso com ratos, eles treinaram alguns ratos para encontrar a comida em um labirinto através de sons, os ratos aprenderam que os sons foram úteis, eles associaram os sons com os caminhos do labirinto. Quando ele estiveram dormindo os cientistas colocaram o mesmo áudio e viram que eles eles foram capazes de re-ativar lembranças de que estavam no labirinto e que existia caminhos certos para percorrer, seria basicamente a percepção através da experiência.




Outro projeto que também me interessou, após investigar o site da Intel "make it wearable" foi o projeto Cyborg/ Transmedia project do Neil Harbisson. O projeto seria uma possibilidade para daltônicos completos verem as cores através de sons, então o seu desenvolvedor criou uma coroa que utiliza da intensidade luminosa que as cores absorvem para transforma-las em sons. Então ele é capaz de escutar as cores identificando-as quais são.

2 - Cyborg Project/ Transmedia project

http://cyborgproject.com/ Detalhes do projeto.



Neil Harbisson e seu projeto.



Para finalizar, o último projeto, utiliza do Oculus Rift para tornar real a perspectiva  de alguns jogos a de visão em terceira pessoa. Seria uma experiência de uma nova forma de visão, pois você conecta o oculus Rift a um PC nas costas, como uma mochila e quando você se movimenta você não vê na sua perspectiva de primeira pessoa, mas sim em terceira pessoa, pois você vê o que a câmera está capturando.

3 - Reportagem do projeto:
http://techcrunch.com/2014/07/01/clever-oculus-project-lets-you-live-your-life-in-third-person/











Nenhum comentário:

Postar um comentário