segunda-feira, 25 de maio de 2015

IMERSÃO: Conceito e Referências

ALTERNATIVA PARA G2 


A Imersão é um conceito muito utilizado atualmente, ela parte do princípio da interação do usuário com a tecnologia. O seu objetivo é transportar a consciência do usuário para um meio, o qual ele está interagindo. Das tecnologias presentes hoje em dia, é possível enxergarmos que essa imersão do usuário é realizada através da expansão dos sentidos, principalmente pela visão, audição e até o tato. Alguns exemplos disso são os jogos e simuladores, que utilizam desse princípio para criar uma nova experiência para as pessoas.



REFERÊNCIAS:
Com esse conceito em mente, realizei algumas pesquisas de referências relacionadas a cada sentido específico, dos quais estão presentes nas tecnologias atuais de imersão e ainda algumas tecnologias de interação.


- AUDIÇÃO
Projeto I-Doser

Um projeto interessante que explora o sentido da audição é o I-Doser. Esse projeto trabalha com a ideia de criar sensações a partir de ondas sonoras, isto é, são músicas criadas pelo princípio de ondas bineurais. Ele funciona da seguinte maneira: quando uma pessoa escuta esses sons com fones, levando em consideração que existe uma pequena diferença entre o canal auditivo esquerdo com o direito, o cérebro acaba criando uma "terceira onda cerebral" baseado nessa diferença. Essa nova onda faz com que o usuário seja capaz de experimentar novas sensações como se estivesse sob efeito de drogas.
No site do I-Doser existe categorias para cada sons, desde sons capazes de simular efeitos de drogas ilícitas como até sons que simulam o efeito de meditação.


Site do projeto:  http://www.i-doser.com/index.html





- VISÃO
Projeto SteamVR

O projeto SteamVR realizado pela Valve (empresa de desenvolvimento de jogos), é um projeto de um óculos de realidade virtual, HTC Revive, capaz de ser conectado no Steam Machine (videogame), SteamLink dispositivo capaz de conectar o computador a rede de televisão e posteriormente reconhecer os jogos, e o próprio computador.
Esse projeto é uma alternativa ao Oculus Rift, mas trabalha com o mesmo princípio, a transferência visual da tela do computador para óculos em si.


Site do Projeto: http://store.steampowered.com/universe/vr/

Site da empresa HTC: http://www.htcvr.com/
 











 




- TATO
Simulador  da Disney "Mission Space"

O interessante dos simuladores em geral, é que eles trazem toda uma ambientação junto da máquina, pois é necessário, além dela, uma instalação propícia para enfatizar cada vez mais aquela experiência virtual. O simulador Mission Space, além de sua máquina explorar o audiovisual e a própria ambientação de seus elementos estruturais, ela traz consigo elementos de tato, como o balançar da cadeira para enfatizar ainda mais uma experiência, como por exemplo flutuação, aceleração e até ser atingido.


Site: https://disneyworld.disney.go.com/attractions/epcot/mission-space/


















TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO


- Projeto Makey Makey

O projeto makey makey realizado por estudantes do MIT Media Lab, trabalha com a colocação de sensores de toque plugados em qualquer superfície, porém ligados ao computador, seria uma forma de fazer com que qualquer objeto seja possível de existir uma interação real transportada para o virtual.

Site do projeto: http://www.makeymakey.com/



























- The Eye Tribe / Eye Tracking

O The Eye Tribe tabalha com o princípio do eye tracking, que é uma tecnologia alternativa de interação, eliminando-se o teclado e mouse do computador temos o eye tracking. O The Eye Tribe seria um dispositivo que usa um sensor capaz de reconhecer a direção do globo ocular e transformar em interação, por exemplo, quando uma pessoa direciona o olhar para um determinado local do computador, ele reconhece e transforma em ação.

Site do eyetracking: http://www.eyetracking.com/About-Us/What-Is-Eye-Tracking

Site do Projeto: https://theeyetribe.com/


 
Vídeo explicativo sobre o The Eye Tribe.


Criação de lentes de contato de visão noturna:





INSPIRAÇÕES

Como inspiração, pesquisei sobre alguns curtas que trazem ideias de interação com algumas tecnologias do futuro, porém com a ubiquidade computacional em mente.


1 - PLURALITY:

Como referência, as interfaces virtuais fluidas em objetos físicos.




2 - SIGHTS SYSTEMS:

A criação de uma tecnologia, baseada em eye tracking e como funcionaria as interfaces nesse meio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário