quinta-feira, 2 de abril de 2015

Os Sensores e o Futuro

Os sensores são dispositivos eletrônicos que são programados para responderem a um estímulo específico. Eles podem ter diferentes especificações, tais como: de movimento, pressão, temperatura, som, luz, toque, correntes elétricas, distância e entre outros. Muitos deles são utilizados no cotidiano das pessoas, mas muitas vezes eles passam despercebidos ou vistos como dispositivos insignificantes.
Entretanto, com o desenvolvimento da tecnologia e o estímulo de universidades e empresas, muitos projetos estão sendo realizados com o uso desses sensores. Um projeto muito interessante é o de uma coroa eletrônica que é capaz de " Modelar com a Mente " esse projeto foi realizado por Russel Brandom.
Essa coroa, utiliza de sensores de  correntes elétricas, que são capazes de captar impulsos elétricos dos neurônios do cérebro gerados através de pensamentos e imprimi-los como textura na impressora 3D. O mais interessante do projeto, é perceber, que quando diferentes pessoas utilizam a tal coroa, são fabricados diferentes texturas em 3D, tornando assim a ideia de que, de fato, o pensamento é pessoal de cada indivíduo.


Vídeo sobre o projeto "modelando com a mente".


Outro projeto interessante é o " Thermal Touch" uma tecnologia de toque que utiliza de sensores de temperatura para rastrear o calor do dedo quando realizado o toque em algum dispositivo. Ela seria uma alternativa ao touch, porém ainda possui semelhanças nas suas funções/objetivos. Na minha opinião, não sei se essa tecnologia seria viável no futuro, talvez, pois ela ainda se assemelha com a tecnologia de toque que existe hoje, já que modificou apenas o tipo de sensor utilizado, o que antes era por toque, agora seria de calor.


Vídeo sobre o projeto "Thermal Touch"


Para finalizar, mais um projeto que foi feito, que achei muito interessante pelo contexto da época em que foi realizado foi o "Dialtones" em 2001. Nesse ano, começou-se a criar novos costumes de utilização da tecnologia móvel, as pessoas tinham um celular e ele tinha uma música de toque quando estivesse recebendo uma ligação, e isso acabava fazendo parte do usuário, pois as músicas da época que eram tocadas por diversos cantores passaram a ser convertidas a "ringtones"o tipo de som para celular.
A parte fundamental do projeto é que os seus realizadores o criaram com o intuito de provocar que as pessoas percebessem o impacto que os celulares tinham na vida delas, não eram smartphones, mas eram celulares que serviam apenas para ligar e mandar mensagem, porém ainda eram pessoais.
O projeto "Dialtones" foi uma orquestra realizada de uma forma diferente, os músicos eram os espectadores e na entrada do concerto havia uma placa que dizia: " Durante o concerto, deixem os celulares ligados", criando assim uma quebra no paradigma da sociedade. Os organizadores, já tinham em mente que os celulares se tornariam cada vez mais importantes na vida das pessoas e por isso, utilizaram sensores com RFID (sensores com identificação por rádio frequência) para formar assim uma orquestra com os "ringtones" de cada espectador, uma orquestra realizada na verdade por eles, afinal eram eles, com seus celulares, os músicos.


Projeto Dialtones:
http://www.flong.com/projects/telesymphony/






Nenhum comentário:

Postar um comentário