quinta-feira, 5 de março de 2015

O Design e a Expansão dos Sentidos

O design atua no desenvolvimento e construção de projetos criativos, podendo ser na criação editorial de um livro, websites, interfaces para aplicativos, criação de produtos e etc. No entanto, existem alguns projetos de design que englobam diversas áreas, como criação de um produto capaz de emitir uma tecnologia utilizável, um exemplo assim é o " Oculus Rift ". Ele é uma tecnologia vestível, baseado no conceito de um "óculos", capaz de integrar visualmente o usuário ao ambiente virtual, seria uma tentativa de imersão.
Diante disso, é essencial afirmar que o design é capaz de atuar nos 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), o design ele tenta partir de um conceito, como por exemplo a visão, para então readapta-lo de alguma forma. O vídeo abaixo mostra exatamente isso, um produto capaz de afetar não apenas a visão, mas como o tato também, em uma tentativa de imersão, ou seja, não basta o usuário apenas ver, ele precisa sentir que esta realmente no espaço virtual. Especificamente no vídeo, a pesquisa era utilizar o oculus rift para fazer com que um homem sentisse e visse que estava em um corpo de uma mulher, seria então uma forma de trocar de corpos.




Entretanto, existe uma questão muito interessante relacionada a imersão, pois por mais que o design tenta enganar o usuário utilizando os diferentes sentidos, este sempre saberá que ele ainda estará no espaço físico. Essa é a questão do conceito de Espaço Vazio, o espaço vazio é o limite entre o espaço físico e o virtual, ou seja, até onde a tecnologia de imersão pode chegar para fazer com que uma pessoa imersa em um jogo, por exemplo, possa entrar em dúvida em saber qual é a sua verdadeira realidade?
Uma das maiores questões da atualidade, porém que já vem sido discutida à algum tempo com os filmes "Existenz" (1999) de David Cronenberg e "Brainscan" (1994) de John Flynn. Esses dois filmes abordam justamente a questão da evolução da tecnologia e o quanto ela é capaz de criar um universo de imersão para o jogador, no caso, onde ele entra em pânico, pois sua mente se confunde e já não sabe mais o que é real e o que é virtual.


Outros exemplos, são a exploração das interfaces de toque, que nos dois vídeos abaixo mostram diferentes tipos, um por calor e outro multi touch feito em projeção.











Nenhum comentário:

Postar um comentário